Comércio

Campanha natalina da CDL, que distribui brindes e prêmios, inicia na quinta-feira

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– No Natal, a mercadoria se vende sozinha – a frase é do gerente da Multisom, Edson Rossi, mas expressa bem a esperança que deveria contagiar todos os lojistas de Santa Maria, na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL SM), Ewerton Falk Brasil.

– O Natal é a melhor época do ano para o comércio, para todos os setores, então temos de aproveitar. E ainda traz o espírito de renovação, de recomeço, que tanto precisamos – acrescenta Falk.

Uma das iniciativas para impulsionar o ânimo dos comerciantes e a movimentação nas ruas é a campanha Natal Encantado da CDL, que começa na quinta-feira em 106 lojas cadastradas, com distribuição de cupons (chamados de seladinha) para concorrer a brindes e prêmios, como vale-viagem e smartphone. A CDL também estimula que os empresários possam ver as dificuldades com o olhar da mudança e do profissionalismo.

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Vemos que a crise chegou para todos e muito pior para os pequenos lojistas. Mas talvez agora estejamos vendo a importância de aumentar a cultura do associativismo, para conseguir ter a estrutura profissional que as grandes empresas têm – afirma o presidente da CDL.

Os números de vendas no comércio na cidade não são bons. Na média, as vendas caíram 4% em julho, último mês com dados divulgados pela entidade no Termômetro de Vendas. Mas o efeito sazonal para o setor de vestuário e calçados, que não existiu no inverno, não deve falhar no verão, o que fortalece o otimismo.

Nos shoppings, o Royal Plaza já anunciou que sorteará um Jeep Renagade. O cupom é dado a cada R$ 250 em compras, ou dois se os R$ 250 forem pagos no Banricompras.

Para reforçar a mensagem da necessidade de capacitação, a CDL está, desde o ano passado, implantando a chamada Universidade do Varejo, que serão cursos técnicos, de graduação e pós-graduação voltados ao setor. Até o fim do ano deve sair a aprovação do curso de graduação no Ministério da Educação (MEC).

Criatividade para mudar o jogo

Ao contrário do que em outras crises, que não chegavam a interferir no dia a dia das empresas de Santa Maria, desta vez o comércio sentiu, e as vendas estão menores. Na verdade, a Copa do Mundo, no ano passado, já prejudicou o movimento nas lojas e, desde então, os comerciantes estão tendo de encontrar alternativas. Metas de aumento de resultados em datas especiais não estão sendo cumpridas. Mas, há locais em que a criatividade está conseguindo reverter o cenário.

No ramo de eletrodomésticos, o parcelamento dos salários dos servidores estaduais afetou em cheio as vendas. Para mesmo assim fidelizar o cliente, em uma das lojas do Magazine Luiza na cidade, os vendedores é que movimentam a página da loja nas redes sociais, até produzindo vídeos caseiros para divulgar promoções.

– Nós também costumamos oferecer um café da tarde em alguns domingos por ano para convidar os clientes mais assíduos – disse a gestora administrativa Daniele Menezes.

Visão de longo prazo e planejamento foi a receita da Markant para não repetir resultados ruins.

– O último trimestre foi bem positivo. Colocamos em prática estratégias de marketing e investimos no nosso produto e em treinamento da equipe para alavancar os resultados. A meta é superar 2013, que foi um ano muito bom – afirmou a gerente geral Deise Reginato.

As duas lojas, entre outras 106 estabelecimentos, aderiram à campanha da CDL Natal Encantado e valorizam as iniciativas que visam a mobilizar os consumidores.

Porém, para alguns empresários, a proximidade das entidades com os lojistas deveria ser maior e as campanhas, mais conectadas com a população:

– O mercado de Santa Maria ainda é engessado, feito há muito tempo pelas mesmas pessoas. Se Santa Maria quisesse ser desenvolvida, teria lojas abertas sempre, e não um domingo por mês – diz o "

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