No Natal, a mercadoria se vende sozinha a frase é do gerente da Multisom, Edson Rossi, mas expressa bem a esperança que deveria contagiar todos os lojistas de Santa Maria, na opinião do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL SM), Ewerton Falk Brasil.
O Natal é a melhor época do ano para o comércio, para todos os setores, então temos de aproveitar. E ainda traz o espírito de renovação, de recomeço, que tanto precisamos acrescenta Falk.
Uma das iniciativas para impulsionar o ânimo dos comerciantes e a movimentação nas ruas é a campanha Natal Encantado da CDL, que começa na quinta-feira em 106 lojas cadastradas, com distribuição de cupons (chamados de seladinha) para concorrer a brindes e prêmios, como vale-viagem e smartphone. A CDL também estimula que os empresários possam ver as dificuldades com o olhar da mudança e do profissionalismo.
Vemos que a crise chegou para todos e muito pior para os pequenos lojistas. Mas talvez agora estejamos vendo a importância de aumentar a cultura do associativismo, para conseguir ter a estrutura profissional que as grandes empresas têm afirma o presidente da CDL.
Os números de vendas no comércio na cidade não são bons. Na média, as vendas caíram 4% em julho, último mês com dados divulgados pela entidade no Termômetro de Vendas. Mas o efeito sazonal para o setor de vestuário e calçados, que não existiu no inverno, não deve falhar no verão, o que fortalece o otimismo.
Nos shoppings, o Royal Plaza já anunciou que sorteará um Jeep Renagade. O cupom é dado a cada R$ 250 em compras, ou dois se os R$ 250 forem pagos no Banricompras.
Para reforçar a mensagem da necessidade de capacitação, a CDL está, desde o ano passado, implantando a chamada Universidade do Varejo, que serão cursos técnicos, de graduação e pós-graduação voltados ao setor. Até o fim do ano deve sair a aprovação do curso de graduação no Ministério da Educação (MEC).
Criatividade para mudar o jogo
Ao contrário do que em outras crises, que não chegavam a interferir no dia a dia das empresas de Santa Maria, desta vez o comércio sentiu, e as vendas estão menores. Na verdade, a Copa do Mundo, no ano passado, já prejudicou o movimento nas lojas e, desde então, os comerciantes estão tendo de encontrar alternativas. Metas de aumento de resultados em datas especiais não estão sendo cumpridas. Mas, há locais em que a criatividade está conseguindo reverter o cenário.
No ramo de eletrodomésticos, o parcelamento dos salários dos servidores estaduais afetou em cheio as vendas. Para mesmo assim fidelizar o cliente, em uma das lojas do Magazine Luiza na cidade, os vendedores é que movimentam a página da loja nas redes sociais, até produzindo vídeos caseiros para divulgar promoções.
Nós também costumamos oferecer um café da tarde em alguns domingos por ano para convidar os clientes mais assíduos disse a gestora administrativa Daniele Menezes.
Visão de longo prazo e planejamento foi a receita da Markant para não repetir resultados ruins.
O último trimestre foi bem positivo. Colocamos em prática estratégias de marketing e investimos no nosso produto e em treinamento da equipe para alavancar os resultados. A meta é superar 2013, que foi um ano muito bom afirmou a gerente geral Deise Reginato.
As duas lojas, entre outras 106 estabelecimentos, aderiram à campanha da CDL Natal Encantado e valorizam as iniciativas que visam a mobilizar os consumidores.
Porém, para alguns empresários, a proximidade das entidades com os lojistas deveria ser maior e as campanhas, mais conectadas com a população:
O mercado de Santa Maria ainda é engessado, feito há muito tempo pelas mesmas pessoas. Se Santa Maria quisesse ser desenvolvida, teria lojas abertas sempre, e não um domingo por mês diz o "